A importância da leitura na Educação
Infantil.
Pesquisas do mundo todo mostram
que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente
se for com o acompanhamento dos Pais, é beneficiada em diversos sentidos, ela
aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma
geral. Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e
adquire cultura, conhecimentos e valores. Podemos dizer que o ato de contar
histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não
letradas, desde os primórdios do homem.
As histórias e os contos de
fadas participam da infância, juntamente com o brincar, e trazem expressões da
fantasia e dos anseios da criança ajudando-a a lidar com aspectos
inconscientes. Ao ouvir histórias, a criança tem a oportunidade de enriquecer e
alimentar sua imaginação, ampliar seu vocabulário, permitir sua auto
identificação e auto reconhecimento, aprender a refletir para aceitar situações
relativas às dimensões diversas da vida, além de desenvolver o pensamento
lógico que favorece a memória e o espírito crítico através da manifestação de
humor e de satisfação de sua curiosidade natural. Ao se identificar com as
histórias ou com os contos de fadas a criança passa a querer ouvi-la várias
vezes por se identificar com a personagem ou com algo semelhante ao que vive
naquele momento, sendo este um motivo para se trabalhar histórias que abordam
temas do cotidiano como morte, laços familiares desfeitos e outros conflitos
que falam de desenvolvimento.
As crianças adoram ouvi-las, e
os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las. Na Educação Infantil,
enquanto a criança ainda não é capaz de ler sozinha, o professor pode ler para
ela. Quando já é capaz de ler com autonomia, a criança não perde o interesse de
ouvir histórias contadas pelo adulto, mas pode descobrir o prazer de contá-las
aos colegas.
Enfim, a leitura na Educação
Infantil, pode ser chamada de “Hora da História”, “Hora do Conto” é só usar a
imaginação e a criatividade que podemos criar vários nomes para nossa leitura
se tornar mais interessante, é um momento valioso para a educação integral (de
ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social
da escrita. O professor pode organizar este momento de diversas maneiras: no
início ou fim da aula, incrementando com músicas, fantasias, pinturas,
organizando uma pequena biblioteca na sala, fazendo empréstimos de livros para
que as crianças leiam em casa, enfim, há uma infinidade de possibilidades.
Vamos mudar o cotidiano dos
nossos alunos e investir na leitura, podendo promover um mundo cheio de
novidades, desafios, imaginação e criatividade.
Boa leitura!!!!!
FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/literatura-educacao-infantil-comecar-muitos-livros-584120.shtml
FONTE:http://www.editoradobrasil.com.br/educacaoinfantil/praticas_de_leitura/praticas_de_leitura.aspx
FONTE: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário