"Se fosse ensinar a uma
criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os
instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela
mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas
sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas
ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de
vir antes". Rubem Alves
O ensino de música está centrado em visões
novas como a experimentação, que tem como fins musicais a interpretação,
improvisação e a composição, ainda abrange a percepção tanto do silêncio quanto
dos sons e estruturas da organização musical.
Presente em diversas atividades da vida
humana, a música se apresenta também de muitas formas no contexto da educação
infantil. Podemos ver isso nas diversas situações, como nos momentos de
chegada, hora do lanche, nas comemorações escolares como danças, nas recreações
e festividades em geral. E não é diferente na vida das crianças em suas
relações com o mundo. A música também possibilita a interação com o mundo
adulto dos pais, avós e outras fontes como: televisão e rádio, que rodeiam o
dia a dia das crianças, que vem formar um repertório inicial no seu universo
sonoro.
Ao trabalhar a música na escola, não podemos
deixar de considerar os conhecimentos prévios da criança sobre a música e o
professor deve tomar isso como ponto de partida, incentivando a criança a
mostrar o que ela já entende ou conhece sobre esse assunto, deve ter uma
postura de aceitação em relação à cultura que a criança traz.
O envolvimento das crianças com a música
acontece desde quando são ainda pequenos. Essa presença desenvolve nelas
conhecimentos novos, como vocabulário, socialização e autonomia.
A expressão musical das crianças é
caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração
(sensório-motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música as
demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os
movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam as situações sonoras diversas
conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou
instrumentos musicais e a sua produção musical.
Fontes:http://pedagogiaaopedaletra.com/presenca-da-musica-na-educacao-infantil-ideias-e-praticas-correntes/
http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/LUIS%20RODRIGO%20GODOI.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=noDqdoBnVp8
Nenhum comentário:
Postar um comentário