Natureza e Sociedade na Educação Infantil
O eixo
natureza e sociedade é muito importante na educação infantil pois através dele
a criança começa a se reconhecer no espaço em que vive.
Desde pequenas as crianças interagem no meio natural e social em
que vive, nessa faze usam muito seus sentidos para interagir e descobrir o
meio. Através desses descobrimentos fazem perguntas e procuram respostas para
suas indagações.
As crianças nessa
faze devem explorar ao máximo o ambiente, mexer com terra, colocar sua própria comida,
escovar seus dentes, mexer com tinta, água, animais de pequeno porte, insetos,
flores, folhas, areia, entre outras coisas que possibilitam novas descobertas manifestando
curiosidade e interesse em conhecer mais.
Nessa faze as crianças se interessam por diversos
assuntos como pequenos animais, bichos de
jardim, dinossauros, tempestades, tubarões, castelos, heróis, festas da cidade,
etc.
No contato com o meio
as crianças refletem e gradualmente vão tomando consciência do mundo de
diversas maneiras que vão de acordo com sua idade. Conforme vão crescendo e
organizando seus pensamentos as crianças começam arriscam respostas; ocorrem mudanças fundamentais no
seu modo de conceber a natureza e a cultura.
O
contato com o mundo nos primeiros anos de vida é essencial pois permite que a
criança crie conhecimentos práticos do seu entorno relacionados à sua
capacidade de perceber a existência de objetos, seres, formas, cores, sons,
odores, de movimentar-se nos espaços e de manipular os objetos. Quanto menor a criança mais sua visão de
mundo estará associada aos objetos concretos, sentidos e vivenciados.
Quando
pequenas é essencial que sejam desenvolvidas atividades onde a criança interaja
de forma lúdica que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que
envolvam o meio ambiente a cultura e a sociedade, que façam conhecer o próprio corpo,
mexam com pequenos animeis.
Referência : http://www.webartigos.com/artigos/rcnei-natureza-e-sociedade/16848/
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