terça-feira, 3 de maio de 2016

A Criança e a mídia


A mídia está cada dia mais presente em nossas vidas, social e cultural, inclusive nas das crianças, sendo característica central dos nossos tempos. Por isso se faz necessário discutir a respeito.


A televisão é normalmente a primeira mídia que a criança tem acesso, muitas vezes sendo sua principal atividade.

Sabendo da necessidade constante de habilidades que a criança precisa desenvolver: brincar, pensar, questionar, interagir, os pais e a escola devem estabelecer limites e controle, uma vez que, a criança tem atitude passiva em frente à TV, não lhe é exigindo esforço mental algum.


Outra grande preocupação é o bombardeio de propagandas estimulando o consumismo desenfreado, má alimentação, confundido a criança, com a ideia que é preciso consumir, possuir, para ser feliz, e muitas vezes estimulando a vida adulta precocemente.


Até mesmo muitos desenhos animados que parecem ingênuos, pregam a violência, usam a esperteza para enganar. Personagens capazes de passar por cima do outro para conseguirem o que desejam, como por exemplo, o pica pau sempre fazendo maldades, Pernalonga sempre inteligência e astuto, Pato Donald sempre estressado, entre outros.





É quase impossível manter as crianças longe das mídias, televisão, internet, vídeo games, estão por toda parte, por isso é essencial o controle de seus conteúdos.

Os pais devem orientar seus filhos para um consumo consciente e responsável, a escola por sua vez, deve agir com parceria, proporcionando reflexão desde cedo na educação infantil, questionando sobre os conteúdos transmitidos às crianças pelas as mídias, e o tratamento destinado a elas.

Fontes: https://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/25164/influencia-da-midia-na-formacao-das-criancas



Nenhum comentário:

Postar um comentário