Ambiente Favorável
na educação infantil
O professor da
educação Infantil é um é um observador dos gestos, expressões, choros e
silêncios e através dessas observações consegue compreender seus alunos, com
isso consegue ganhar a confiança e fazer com que eles sempre interajam uns com
os outros.
Para se construir um ambiente favorável às
aprendizagens na Educação Infantil, é preciso ir além não basta
estudar o necessário como as diferentes faixas etárias devemos nos aprofundar
estudar a infância por completo e entender que um precisa do outro a todo
momento para aprender que a troca de conhecimentos é algo muito valioso.
A criança aprende e
interage em diversos ambientes através do contato com o outro e no contato com
novos objetos, para ela tudo é novo e através desse contato começa a adquirir
seus primeiros conhecimentos, o que estimula ir atrás de outros sempre.
Os ambientes que
estimulam a criança a ir atrás de novos saberes influenciam intencionalmente
ações autônomas da criança. Aprender a conviver, ajudar o outro, ir atrás de
novas saberes, perguntar, sentir-se provocado por novos desafios, faz com que a
criança comece a perceber que o outro é importante tanto na sua vida como na
sua aprendizagem.
O professor nessa faze
deve ser bastante observador, mediador, deve trabalhar com afetividade, com o
cuidar, para que o processo de ensino-aprendizagem seja mais rápido e eficaz.
http://www.escoladavila.com.br/a-construcao-de-ambientes-favoraveis-a-aprendizagem-na-educacao-infantil/
Nenhum comentário:
Postar um comentário