quarta-feira, 4 de maio de 2016


Crianças Especiais e a Educação Inclusiva.



Agora em nosso blog, “mundinho da criança”, falaremos das nossas queridas crianças com necessidades especiais.

É direito delas, estabelecidos pela constituição brasileira, o acesso a escola, lazer, saúde, cultura. 
Devem ser tratados com muito amor, carinho e respeito, como qualquer outra criança.


O convívio com crianças especiais é muito proveitoso para todos e, especialmente para as crianças da educação infantil, pois, desde cedo podem aprender a aceitar as diferenças do próximo, o que ajudará a desconstruir preconceitos.

Aprender a se colocar no lugar do amigo que possui necessidades diferentes, entender que a comunicação vai além do falar, também é feita de gestos, olhares e até silêncio. 
Enxergar as crianças especiais como vitoriosas e não vitimas, que dificuldades existem para todos e devemos ultrapassa-las, todos temos um tempo e um caminho diferente para aprender.

Depois de muitos anos de exclusão, estamos evoluindo em relação à compreensão do que é realmente a necessidade especial e, dessa forma, dando mais espaço para a inclusão.

No que se refere à lei de inclusão, sabemos que, nem de longe é como está no papel. O que vemos, são essas crianças jogadas em salas abarrotadas de alunos, escolas sem estruturas físicas alguma para atender suas particularidades, e professores desesperados, sem amparo e preparo algum.

Porém, a lei não deixa de ser um passo importante e são necessárias modificações profundas no sistema de ensino, como, capacitação dos professores, menor número de alunos nas salas, investimentos e interesse para fazer a inclusão de verdade e garantir todos esses direitos.












Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/formacao/escola-todas-criancas-424474.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário